quinta-feira, 21 de junho de 2012

Próximos de fazer história

Foto: Alexandre Battibugli

Ontem foi mais um pequeno capítulo anexado na história corintiana.
A sonhada libertadores está mais perto, após superar o atual campeão Santos e chegar à sua 1ª final do torneio.
Mas apenas esse capítulo ainda é pouco para o time, que quer atingir o último grau da utopia alvinegra.
Não basta ser o primeiro a ir pra final, a história para ser construída está no sonho obsessivo da conquista da América pela primeira vez.
Sonho que por enquanto foi apenas pesadelo para o torcedor corintiano, que tem más lembranças das eliminações para o arquirrival Palmeiras e para o River Plate.
Mais recentemente, a decepção frente o Tolima foi o pico de frustração, quando foi o primeiro clube brasileiro eliminado ainda na fase da pré-Libertadores.
Não só de capítulos bons se faz história, isso é fato.
E desde 1990 que o time vem fazendo história, ano a ano, se confirmando entre os grandes clubes brasileiros.
Primeiro, o titulo brasileiro inédito em 90, liderado por Neto, atual comentarista e eterno xodó da fiel.
Depois desse feito o time se tranquilizou e hoje já é pentacampeão nacional (98, 99, 2005 e 2011)
O segundo grande feito veio em 2000, na contestada conquista do Mundial de clubes daquele ano frente o Vasco.
Disputado no Brasil e organizado pela FIFA como 1° Mundial oficial, o título ainda é alvo de dúvidas  e desmerecimento da maioria dos seus rivais.
Mas não é só de glórias que um clube vive.
Prova disso foi o rebaixamento para a 2ª divisão do campeonato brasileiro em 2007, dois anos após conquistar o seu tetracampeonato brasileiro.
A volta por cima veio rápido e em 2008 já estava em seu devido lugar, chegando com novo gás e desde lá estando entre os melhores times do país.
A última conquista foi a vinda do craque Ronaldo, que virou todos os holofotes para o clube, aumentando sua receita e importância no futebol nacional.
Com o ídolo nacional vieram, além da evolução financeira, um Paulistão e a Copa do Brasil, mas seus frutos ainda são e serão sentidos por muitos anos.
A principal delas hoje é a experiência ganha na disputa da Libertadores, estando presente no campeonato nas últimas três edições.
Ronaldo trouxe tranquilidade ao time, e todos entenderam o recado de que era preciso se acostumar com a competição antes de finalmente conquistá-la.
Hoje o time se mostra consciente do modo de jogo da Libertadores, que sempre foi idêntico ao característico corintiano de raça e garra, mas que não se misturava, sem motivo aparente.
Faltam duas vitórias para o sonho se tornar realidade, para o eterno alvo ser atingido.
O adversário ainda está em aberto, mas sabe-se que tanto Boca Junior quanto a Universidad do Chile serão outra etapa dura no caminho alvinegro.
Caminho este que está perto de chegar ao destino imaginado e desejado há tempos.
Faltam duas vitórias para o Corinthians poder dizer que não é apenas um grande clube dentro do Brasil, e sim é um grande clube do mundo.
Faltam duas vitórias para o tabu cair e o Corinthians novamente fazer história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário