domingo, 8 de abril de 2012

Verdão decepciona no interior

Na penúltima rodada do campeonato paulista o Palmeiras foi visitar o Guarani em Campinas de olho na terceira colocação, mas o alviverde da capital não contava com a boa fase do alviverde do interior, que não deu moleza. Classificado para a próxima fase e quinto no campeonato, o bugre aproveitou as chances de ataque que teve e conquistou a vitória, superando o Palmeiras na tabela e assumindo a 4ª colocação.

Mais uma vez desfalcado do chileno Valdívia, Felipão manteve o recém-contratado Wesley no meio campo, o que facilitaria a criação de jogadas da equipe. O problema é que o volante se lesionou logo no primeiro lance do jogo, com menos de 15 segundos. Wesley tentou seguir em campo com dores no joelho, mas foi substituído por Maikon Leite, alterando todo o esquema do Palmeiras.


Antes escalado com cinco jogadores no meio campo e apenas Barcos no ataque, a equipe mudou de estilo com a entrada de mais um atacante, mas não conseguiu captar a mudança e parou de dominar a partida. Foi aí que o Guarani começou a pressionar a saída de bola do visitante, conseguindo quebrar a troca de passes e incomodar a defesa composta por Henrique e Leandro Amaro.

Aos 14 minutos a zaga do verdão teve sua primeira falha, resultando no gol que abriu o placar do jogo. Após cobrança de falta alçada na área e desvio de Bruno Mendes, o goleiro Deola não conseguiu segurar e rebateu a bola para o meio da área, onde o zagueiro Neto aproveitou o espaço deixado pelos palmeirenses e mandou para as redes.

À frente do placar, o Guarani manteve o mesmo jogo, enquanto o alviverde da capital precisou se abrir buscando o empate. Ele veio de pênalti pouco depois. Daniel Carvalho fez jogada pela esquerda e cavou pênalti, esbarrando no zagueiro Neto, autor do gol. O juiz caiu na encenação do meio campista e apitou a penalidade. Na cobrança, Barcos mandou colocado no canto direito, sem chances para Juliano.

O placar estava novamente igual e foi aí que Juliano resolveu fechar o gol. A primeira defesa decisiva foi em cabeceio do centroavante Barcos, depois de escanteio cobrado por Marcos Assunção. O lance seguinte também partiu de Barcos, quando o arqueiro saiu do seu posto para evitar a virada do Palmeiras em chute na boca do gol.

Se Juliano conseguia evitar os gols de um lado, Deola não tinha a mesma eficiência. O empate permaneceu por pouco tempo, isso porque Gerley fez falta em Fabinho na área e o árbitro marcou a segunda penalidade na partida. Fumagalli, ele mesmo, o veterano jogador ex-Santos e Vasco da Gama, cobrou no canto e recolocou o bugre na vantagem.


O Palmeiras não conseguia mudar o jogo. Daniel Carvalho tentou de cabeça, mas o goleiro Juliano salvou e o bandeirinha marcava o impedimento. Com o contra-ataque como arma, o Guarani conseguiu matar o jogo, quando Fabinho começou a jogada e cruzou para Danilo testar no canto direito, sem chances para Deola. Ainda deu tempo para Cicinho ser expulso após entrada mais forte, contando com a rigorosidade do árbitro de levantar o cartão vermelho direto.

A derrota por 3x1 fez o Palmeiras deixar a quarta posição escapar justamente para o bugre campineiro, perdendo a vantagem de jogar em casa na próxima fase. Ainda resta uma rodada para definir quais clubes decidirão as partidas do mata-mata em casa, sendo que os oito clubes das quartas de final já estão definidos. Na rodada final, o Guarani irá jogar com o Botafogo em Ribeirão Preto e o Palmeiras receberá no Pacaembu o já rebaixado Comercial.

Foto: Denny Cesare / Rodrigo Villalba

Nenhum comentário:

Postar um comentário