sexta-feira, 27 de abril de 2012

Guardiola anuncia despedida do Barça após quatro anos

O técnico Pep Guardiola anunciou nesta sexta-feira que não renovará seu contrato e irá deixar o Barcelona no final da temporada. Em entrevista coletiva o treinador confirmou sua saída após 13 títulos com a equipe azul-grená, que será comandada pelo antigo assistente de Pep, Tito Vilanova.

Ao lado do presidente Sandro Rosell e do diretor esportivo Zubizarreta, Guardiola explicou os motivos de sua escolha. “Quatro anos no banco do Barcelona é uma eternidade. Eu preciso descansar. A exigência foi muito alta e o treinador tem que ser muito forte. Tenho que recuperar a paixão no primeiro ano. O culpado? O tempo”, disse.

Foto: AFP

Durante toda a semana a imprensa espanhola especulava sua despedida, principalmente após a sequência de derrotas e a eliminação para o Chelsea na Liga dos Campeões. Porém, a decisão havia sido tomada e informada à diretoria do Barça no final de dezembro, sendo que os dirigentes catalães tentaram fazer o treinador mudar de ideia, mas sem sucesso. “A esperança é a última coisa que perdemos nessa vida”, declarou o presidente Sandro Roselle, que o agradeceu por ter sido o “melhor treinador da história do clube”.

Guardiola assumiu o cargo em 2008, alcançando a marca de 13 títulos conquistados em 19 possíveis, sendo que dois deles ainda estão acontecendo. “Sei que o Barça é um lugar privilegiado, mas acho que consegui cumprir meu papel. Quero agradecer aos jogadores que tornaram realidade aquilo que havíamos imaginado”, afirmou na coletiva, que contou com a presença de Puyol, Xavi, Iniesta, Valdés, Piqué e Fàbregas.

Para a próxima temporada o auxiliar Tito Vilanova assumirá o cargo deixado por Pep, sendo sua primeira experiência como treinador de um time principal. Tito já virou alvo da rivalidade entre Barcelona e Real Madrid, pois em agosto do ano passado foi vítima de uma dedada no olho do técnico merengue José Mourinho.

Confira as conquistas de Guardiola no comando do Barcelona:
2 Ligas dos Campeões (2009 e 2011)
2 Mundiais Interclubes (2009 e 2011)
2 Supercopas da Europa (2009 e 2011)
3 campeonatos espanhóis (2009, 2010 e 2011)
3 Supercopas da Espanha (2009, 2012 e 2011)
1 Copa do Rei (2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário